5 dicas fundamentais para se tornar um empreendedor de sucesso e resiliente

​Já pensou em se tornar um empreendedor de verdade? Não tem segredo, desde que você arregace as mangas e faça acontecer. É preciso lembrar que todo começo é difícil, mas, se você já começar com o pé direito, a chance de dar certo é maior.


Não fique só nas ideias, tenha iniciativa
Ideias não sustem um negócio, é preciso tirá-las do papel. O empreendedor com iniciativa é o empreendedor de sucesso. Mas, preste muita atenção: não confunda iniciativa com empolgação. A mera empolgação logo passa e a execução do projeto vai embora junto com ela, enquanto a iniciativa leva o trabalho até o fim.Saiba como calcular riscos
O empreendedor de sucesso deve ter coragem para enfrentar riscos e fazer o que ninguém mais considera possível ou prudente. Para tanto, é preciso calcular os riscos envolvidos no empreendimento, atenua-los para, finalmente, decidir seguir em frente ou não com a ideia. Dessa forma, a probabilidade de envolvimento em projetos bem-sucedidos aumenta bastante.

Tenha boa percepção do ambiente à sua volta
Outro fator importante é perceber o que acontece à sua volta, de forma a não ficar preso nos aspectos administrativos e se esquecer de conversar com os clientes e o mercado. Afinal, de nada adianta montar um negócio próprio sem ter clareza do que seu público-alvo espera. Além disso, é primordial se atentar às mudanças em leis e impostos, bem como no cenário político, a fim de evitar prejuízos e se adaptar a novas circunstâncias.

Desenvolva inteligência emocional
Inteligência emocional revela seu comportamento quando dá tudo errado. E, acredite, boa parte da vida de um empreendedor de sucesso é feita de situações assim. Por isso, se manter calmo para solucionar problemas no calor do momento é uma das maiores qualidades que você deve se dedicar a desenvolver.

Se cair, se levante e volte ao jogo
Empreender não é, em geral, sinônimo de sucesso imediato. Basta pesquisar um pouco e ver que alguns dos maiores casos de sucesso da história foram de pessoas que caíram inúmeras vezes até conseguir o que queriam. Por isso, não desista no primeiro suposto fracasso: se levante e volte ao jogo. Enxergue o fracasso como um gatilho estratégico e de amadurecimento para recomeçar. O bom empreendedor é resiliente, ou seja, ele tem força para encarar a realidade e se reinventar a todo instante.

Fonte: StartSe
Autor: Intuit

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Área do Associado