Convencer investidores, sócios e clientes é o caminho para o sucesso


​Olhe para a grande maioria dos grandes empreendedores. O que eles possuem em comum? Não é o fato de pagarem o almoço para os funcionários. Todos eles são altamente convincentes ao falarem de suas ideias, suas empresas.


Há um skill altamente necessário para todo mundo que quer ter sucesso como empreendedor: ser convincente. Um velho ditado do mercado destaca que é melhor ser convincente do que estar certo. E faz bastante sentido, mesmo.

Tendemos a gravitar ao redor de confiança. Entendemos que pessoas que falam com propriedade são mais bem preparadas do que as pessoas que falam de maneira vacilante. Se a pessoa não confia nela mesma, quem vai confiar?

Passar credibilidade envolve falar bem, mas uma série de outras pequenas atitudes: olhar nos olhos das pessoas, apertar a mão das pessoas com força, olhar para frente, ter uma espécie de força na voz, saber organizar suas ideias da maneira correta, poder responder as perguntas que envolvem seu negócio, ter as principais dúvidas do mercado na ponta da língua.

Você também tem que saber encantar as pessoas: investidores, clientes e até potenciais sócios. Você precisa garantir que eles vejam o valor que você está criando. Se você tem uma visão do que está criando, PASSE ela para as pessoas. Deixem elas saberem que você tem planos, que sabe onde quer você quer chegar, que sabe o caminho das pedras.

Com uma história bem construída, com objetivos bem estabelecidos, com um caminho bem traçado, é muito mais fácil convencer as pessoas a apostarem em você – sejam eles investidores que vão te dar os primeiros reais para sua empresa ganhar tração (sejam eles familiares ou não) ou potenciais sócios que estão embarcando no seu projeto. Fora os primeiros clientes, que precisavam ver os benefícios do que você está construindo.

E há uma enorme quantidade de pessoas para encantar, sem dúvidas. Saber vender suas ideias para tirá-las do papel envolve, muitas vezes, bater em diversas portas. Conversar com diversas pessoas. Provar sua confiança com determinação e garra. Até achar quem tope investir em você, até achar o sócio certo, até realizar as suas primeiras vendas.

Essa é uma dificuldade enorme para muitos empreendedores. Mas é também um tipo de conhecimento que pode ser aprendido.

Fonte: StartSe
Autor: Felipe Moreno

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